segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Motociclismo - Simbolos e Atitude

Quando vamos a um encontro de motociclistas vemos sempre caveiras, cruzes e não me canso de escutar coisas ligadas ao paganismo, preconceitos e coisas a fim.

As pessoas julgam de maneira popular símbolos sem saberem sobre o que realmente significa para cada organização ou entidade, no nosso caso o motociclismo e consequentemente os moto clubes.

Vamos primeiramente para a Cruz de Malta, que estamos acostumados a usar, é na verdade uma das variações da Cruz Pátea, junto com as demais. A maioria das pessoas ligam-na com a ordem dos Cavaleiros Templários, os cavaleiros de Deus, dando a ideia de cristianismo; que é a verdadeira intenção para o uso dela em motociclos e em coletes e jaquetas.

A verdadeira Cruz de Malta é desenhada com quatro braços em forma de V, onde o vértice principal se encontra com os outros três, deixando-a assim com oito pontas, mas para a facilidade de desenho, ignoram essa aplicação e deixam-na de forma cheia (tornando-a Cruz Pátea). O que as pessoas assimilam de forma racista é pela confusão do uso da Cruz de Ferro (uma condecoração para os veteranos de guerra alemães, ligando eles ao Nazismo; não precisa ser necessariamente assim, é apenas crença popular) que está fora de questionamento, pois os princípios do motociclismo é exatamente a igualdade entre as pessoas, sendo assim simbolizado pelas caveiras.

A Caveira já é algo mais batido, o conceito dela é bem conhecido, mas vale a pena falar. Ela é adotada como um símbolo de igualdade entre motociclistas, ou seja, não importa sua cor, sua moto e suas crenças, tendo um “bom coração” merece estar entre nós; reparem que a caveira não possue olhos, boca, nariz e orelhas. O respeito entre eles, a confraternização e a solidariedade é o principal tema dos encontros, sem fins lucrativos próprios, mas uma ajudinha para o Moto Clube vale! Heh...



Curiosidades: A Cruz da Ordem de Cristo é Necessariamente Vermelha de Centro Branco e com esse desenho:

Mais desenhos da Cruz Pátea:   http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruz_Pátea

Nenhum comentário:

Postar um comentário